PARA REFLETIR: o que significa a repetição para uma criança?
No trabalho de Assessoria Ambiental e Pedagógica que desenvolvo nas escolas, além de estar junto da coordenação, contribuindo com os planejamentos, às vezes realizo propostas e vivências com a natureza para as crianças. São inúmeras as formas de oferecer interação e possibilidades de brincadeiras, tais como cozinha de lama, chuva de folhas, borboletário, terrário, tintas naturais...
Certa vez ouvi de um menino de 5 anos: "Ah não, de novo cozinha de lama!" Respondi que ele não precisava brincar se não quisesse, que estava tudo certo. E enquanto ele continuava resmungando, foi pegando terra, galhos, panelas e colheres, fazendo misturas, e tornou-se o pizzaiolo daquela tarde. Vai entender.
Crianças têm dessas coisas e quando menos se espera, são cativados pela curiosidade e imaginação, criando universos incríveis. E a imaginação na infância é infinita, assim como o é a natureza, com sua infinitude em biodiversidade. Agora, pensa comigo na potência de juntar a criança com a natureza... "ao infinito e além", simples assim.
A natureza e os elementos naturais, como pedras, galhos, conchas, areia, terra, folhas, diferentemente do plástico, oferecem à criança um brincar rico e ilimitado para a criatividade. Os elementos naturais não têm uma forma única, suas texturas são as mais diversas, nem mesmo a temperatura é a mesma, assim como não são suas cores, e com isso, permitem o livre imaginar. Um galho não é apenas um galho. Em um dia é lápis para riscar na areia, em outro as antenas de uma formiga feita com argila, ou dentro de um saco de pano, vira fantoche, e por aí vai.
O que eu quero te mostrar com tudo isso? Que as propostas com natureza não são repetitivas para a criança!!! Em um dia a imaginação dela vai usar os mesmos elementos de uma forma, noutro dia de outra. Depois, geralmente outros objetos vão sendo adicionados, testes vão sendo criados, hipóteses elaboradas, e mesmo o bebê mais novinho da escola, com os elementos adequados, vai se encantar.
A repetitividade e a continuidade precisam ser consideradas, pois a criança requer esses processos para gerar segurança emocional e para se desenvolver cognitivamente. A criança repete ou pede para que repitam porque a cada vez, ela se sente mais segura, confiante e assim exercita sua autonomia. Além disso, a cada momento ela aprende um aspecto diferente e faz novas conexões neurais.
Então, adulto que me lê agora: experimente repetir algumas propostas, pense naquela que os pequenos mais gostaram e ofereça todos os dias. Sabe o que vai mudar? O teu olhar, é isso que deve ser diferente, a observação atenta do adulto durante o brincar.
Espero que tenha feito sentido.
Conta comigo e até breve.



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