MINI HISTÓRIA: Vivências com caracóis
Uma tarde de primavera chuvosa, as crianças do maternal I e II demonstraram interesse pelos caracóis que encontraram no pátio da escola. Montou-se então uma proposta para explorar e interagir com esses pequenos moluscos.
Encontramos 6 caracóis. Eles amam clima chuvoso e úmido. As crianças atentas, se debruçaram sob a mesa para o pequeno molusco ficar na mesma altura de seus olhos. Destacaram as características dos bichinhos: são pequenos, não têm mãos nem pés, rastejam...
"Eu não desenhei porque eu tenho medo."
"Essa é uma mamadeira pro caracol."
OBS: sim, é preciso cuidado com caracóis. Saiba qual espécie pegar, nem todos transmitem doenças. Todos andam no chão, então o combinado é: tocou no caracol, lavou a mão e passou álcool.
Ficou com dúvida? Me chama e vamos conversar.
"Olha, ele tá lá dentro."
"Agora tá descansando."
"Olha, essa é a mãe, o papai e o nenê."
"É tão fofinho."
Depois que observaram bem de perto, propusemos fazer o formato da concha do caracol, com fita crepe colada no chão. Caminharam sobre alinha, dentro da espiral, todos juntos em fila, depois um de cada vez, a profe convidou para deitarem no chão e imitar o caracol. Alegria pura com os movimentos amplos para passar pelas linhas, equilíbrio e coordenação ao colocar os pés um em frente ao outro.
Oferecemos então folhas brancas e giz de cera, as crianças foram desenhar, fazer rabiscos, contar histórias para representar o que vivenciaram, enquanto os caracóis permaneceram na mesa, entre as folhas, giz coloridos e as mãos que se movimentavam.
"Eu não desenhei porque eu tenho medo."
"Essa é uma mamadeira pro caracol."
OBS: sim, é preciso cuidado com caracóis. Saiba qual espécie pegar, nem todos transmitem doenças. Todos andam no chão, então o combinado é: tocou no caracol, lavou a mão e passou álcool.
Ficou com dúvida? Me chama e vamos conversar.
Conta comigo e até breve.



Comentários
Postar um comentário