MINI HISTÓRIA: fogueira para acolher
Uma manhã de inverno no meio de agosto, retornando de uma semana de férias, o fogo havia sido prometido para a turma do maternal. Na primeira semana, fizemos uma fogueira de mentira na sala, com galhos, fogo com velas e marshmallows no palito. As crianças investigaram os galhos, no início disseram que eram folhas e depois perceberam a diferença. Bateram os galhos no chão fazendo barulhos. Observaram galhos grandes e pequenos.
Em seguida acendemos as velas, os olhos atentos à chama observavam as cores do fogo, alguns experimentaram assoprar e logo depois acendíamos novamente. Foi pura diversão. As crianças então receberam palitos de churrasco e os marshmallows para serem espetados. Alguns fizeram os movimentos de pinça para segurar o marshmallow e o palito com firmeza e destreza, outros precisaram de mais tempo para coordenar os movimentos e alguns precisaram da ajuda das profes. Brincamos de assar, as crianças comeram e se deliciaram. À medida que iam dispersando, brincaram com as madeiras e galhos montando casas e estradas.
Na semana seguinte vivenciamos uma pequena fogueira de verdade, no pátio da frente da escola. As crianças acompanharam todo o processo de acender a fogueira. Em seguida uma por uma, foram convidadas a se aproximar, sentir a temperatura com as mãos e jogar bolinhas de jornal no fogo.
"Tem que chamar os bombeiros"
"Fogo no galho"
"Olha, fica preto"
"O fogo é vermelho"
"É preto o papel"
Já fez fogueira na escola? Quer ajuda? Me chama e vamos conversar.
Conta comigo e até breve.
Conta comigo e até breve.



Comentários
Postar um comentário